desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

 

O primeiro frio

05/05/01

"aspas"

"Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, minha razão de existir. Eu pensava por ela, respirava por ela, vivia por ela!"

Luiz Fernando Veríssimo na crônica "Diga Não às Drogas", sobre supostas "músicas".

 

mais sobre solstícios e equinócios

O primeiro frio do ano, da década, do século, do milênio. Os modismos passam como vento e como tal são esquecidos. Chegou o primeiro frio do ano. Por enquanto, um frio simpático. Veio de noite, quase sem chuva e, na alvorada, o dia se fez azul e transparente. Um clima de montanhas, um frio ameno... por enquanto.

Há relatos de minitornados, na região de Campinas, com ventos de até 300km/h, ontem! Saldo: um morto e dez feridos além de grandes prejuízos materiais. Aqui, não teve ventania e, agora, essa luz do sol parece cristalina e provoca não se sabe o quê.

Faltam 49 dias para o começo do inverno, para o solstício, "época em que o Sol passa pela sua maior declinação boreal, e durante a qual cessa de afastar-se do equador¹." Ou seja: quando o sol fica mais baixo no céu, ao norte, porque a Terra está com o Pólo Norte em direção ao Sol e nós aqui, ao sul, estamos virados para o lado de fora da órbita, para o espaço infinito (ou não), sideral cheio de estrelas, cometas, asteróides, nebulosas e de todos os mistérios que encantaram as noites de nossos avós há milênios, séculos...

De costas para o Sol, nas noites frias, resta fazer fogueira, que a natureza convida a isso - o outono deixa folhas secas e galhos mortos como convite. Depois, desligar mesmo a luz dos homens, para não ofuscar o brilho da estrela que talvez não exista mais, mas cuja luz só agora completa uma viagem de muitos e muitos anos, décadas, séculos...

¹ Nota: a definição em itálico e entre aspas é do Aurélio.  volta

 

|home| |índice das crônicas| |mail|

2452034.285

crônica anterior