Tragédia no ar

13/08/14

A gravidade não tem descanso e puxa tudo sem parar. Em Santos, uma aeronave explode e cai ou cai e explode, não se sabe, mas a fúria de informar, de ser o primeiro a dar a notícia, o sentir-se autor de um furo - ah, já O Mentiroso se orgulhava de um autêntico furo há mais de meio século! - levou a uma enxurrada de notícias pelas ondas do rádio vazias de informação. Sabia-se apenas que o incêndio ali patente fora, provavelmente, provocado pela queda de objeto voador absolutamente não identificado - um helicóptero, um pequeno avião, um jatinho ou seria um condor dos Andes transviado noutras paragens? Ninguém sabia e, então, naquela ânsia de ser o primeiro, de furar os concorrentes, garantiam ora uma coisa, ora outra. E o faziam cheios de convicção na voz, na entonação, na fala, pois o mais inexiste no rádio.

Anunciou-se a existência de vítimas fatais, embora se confessasse ignorância do total de mortos. Divulgaram números de vítimas não fatais entre quatro e dez. Depois, começaram a surgir outros detalhes e veio a procura por testemunha, de preferência oculares. Na ausência destas o caixeiro da loja da esquina serviria e ele, entrevistado, afirmava que só estando lá para compreender o que estavam passando. Usou vocabulário mais rústico, sem dúvida e agradeceu comovido quando a repórter manifestou sua gratidão pela entrevista obtida e o caixeiro me pareceu muito mais sincero.

Acabo de ouvir que o candidato à presidência, Eduardo Campos, estava na aeronave. Talvez este fato justifique a ausência de informação. Eu iria apenas assinalar como se pode noticiar mesmo quando ainda não existe notícia. Qualquer morte é trágica, mas morte de candidato antes das eleições põe em ebulição o mundo dos políticos.

Wed, 13 Aug 2014 09:12:30 -0700

q confusao
e eu do lado de ca do fim desse mundo, obviamente, estou "ouvindo" essa noticia agora, nessa cronica
e nem sei quem eh Eduardo Campos ...

É, ou melhor, era um dos três candidatos com chance de vir a ser o presidente ano que vem. Na chapa dele a vice é a Marina, que se saiu bem na última eleição. Ia falar apenas do noticiário, mas está tudo em polvorosa agora.


Thu, 14 Aug 2014 11:23:24 -0300

Pois é, mermão...

Este é o povo do jornalismo.
Este é o meu trabalho.
Mas existem profissionais de qualidade.
Uma minoria... mas existem.

respeitoramente... irmão de jornal, desde do inesquecível Mentiroso.

bjo

Sei disto muito bem, eu mesmo conheço um jornalista de qualidade, muitíssima qualidade e absolutamente correto, que muito admiro...   :-)

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2456883.16356.1231