desenho de MIMA no fim cada mania acha seu louco

Vicissitude

17/09/10

Vicissitude - há alguns dias a palavra me zumbia na cabeça sem quê nem pra quê. Perguntava-me de onde viera e por que me tomava de repente, quase a balbuciá-la entre dentes, sibilada - vicissitude. Talvez o ziziado do "cissi", talvez por não estar seguro de saber seu significado exato - vicissitude, que é?

Ocorria-me a locução 'vicissitudes da vida' e um vazio depois. Para que mais se usava vicissitude? Seriam as vicissitudes exclusividade da vida? Que outras vicissitudes existiriam? O que era, de fato, vicissitude? Cumpria correr ao dicionário, mas estava na internet quando ela, a palavra, me assaltou outra vez e, por via das dúvidas a escrevi na janelinha do Google - ele se tornou, de fato, a via das dúvidas! - vieram milhares de opções, supostas respostas diante de uma única palavra da língua portuguesa como pergunta.

Nas primeiras sugestões ficava patente existir a mesma palavra em inglês, idêntica, com a mesmíssima grafia e foi de um dicionário naquela língua a primeira definição que vi e me pareceu excelente: "the quality or state of being changeable" (não me meterei a traduzir o being changeable) seguia-se uma vírgula e um sinônimo: mutability. Esse estado de mudança pareceu-me muito interessante... being changeable. No dicionário do Houaiss, topei com outra definição: "sucessão de mudanças ou de alternâncias", arrisquei, então, mutabilidade e cheguei a uma quase tradução do enunciado em inglês: "qualidade, estado ou condição de mutável", com o acréscimo de "condição".

Pondo à parte o entretenimento lexicográfico, me perguntei, então, se todas as coisas ao redor de nós, as pessoas e o firmamento, as formigas e os aviões não estariam o tempo todo mudando e se nós seríamos capazes de perceber tantas vicissitudes a nos rodear... e em nós mesmos a nos mudar.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriorcarta1313 carta1314 carta1316 carta1349

2455456.79032.1052