'Meu primeiro desenho' by  Anucha [1991]

Da Galeria

06/07/18

Hoje tem jogo da Copa do Mundo e o mundo por aqui parará para testemunhar a disputa a acontecer muito longe, na terra de Tchaikóvsky. Aproveito o pretexto para destacar uma novidade: uma velha promessa, de publicar uma página especial dedicada à Galeria de Fotografia anexa à Escola começou a se cumprir, apesar de com imenso atraso, graças à brilhante iniciativa de uma amiga e ex-aluna da enfoco - Escola de Fotografia.

Seu feito está registrado na nova página, que inicia, assim, a documentação da memória daquela experiência paralela, com o apoio inestimável do médico Paulo Mello, ex-aluno e um dos sócios fundadores do Laboratório Fleury e da Galeria, da presença sempre exuberante de Maureen Bisilliat, para não mencionar os muitos outros envolvidos cheios de disposição a colaborar com as sucessivas exposições lá realizadas.

Além da coleção que originou a nova página, tinha eu alguns convites devolvidos pelos correios, por não encontrar os destinatários e, lembro bem, eram de exposições outras, diferentes daquelas documentadas na página. Se for capaz de os encontrar, é óbvio, eles serão acrescidos ao documento desencadeado pela inestimável iniciativa da Améris Manzini Paolini, a ex-aluna que colecionou o material exposto.

Se, leitora e leitor gentis, soa piegas ou inapropriada esta conversa, tenho para me justificar ter-se constelado em torno da enfoco, no final da década de sessenta, início da de setenta, um ambiente muitíssimo especial, capaz de atrair pessoas igualmente especiais para, como num passe de mágica, permitir à modesta e pequena Escola propiciar a algumas pessoas um contraponto gritante ao clima pesado da ditadura militar daquele período.

clichê tipográfico do primeiro cartão de visitas da enfoco
clichê tipográfico do primeiro cartão de visitas da enfoco

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar, em um registro como aqui se faz, a importante participação da alma da enfoco, Anucha.

Fri, 6 Jul 2018 10:59:33 -0300

e que alma...

      sem assinatura

:-)


Fri, 6 Jul 2018 14:43:18 -0300

Oi, Clôde
Que legal! Depois me passa o endereço da página.

Bjs
Ana

Oi, ana.

Obrigado.

Basta clicar no link "nova página" na crônica ou aqui.


Fri, 06 Jul 2018 19:42:23 -0700 (PDT)

a alma da enfoco ... sim
muito lindo!
saudades muitas da enfoco
foi

      sem assinatura

Obrigado.
Saudade é uma coisa esquisita, né?


Sun, 8 Jul 2018 10:34:12 -0300

Oi Clode! Abri o email e vi que a crônica do dia aponta para um destaque extremamente bem vindo.
Que bom. Segurei o processo... A Copa do Mundo? Vi, sempre quando possível, todos os jogos.
Não sei nada de football tecnicamente, mas sigo os escritos diários no Estadão, vendo-o como
um palco da vida ilustrando todas as forças e fragilidades de nós mortais. Faz falta hoje,
depois da Rússia e Croácia ontem: loucura total!
Abraço forte,
Maureen

Oi, Maureen, saudade!

Você foi determinante nos sucessos da década de setenta, mais uma vez agradeço.

Quanto ao futebol, vi alguns jogos, não todos e, como disse, dois aspectos me marcaram: primeiro a universalidade do ser humano, independente de cultura, raça, língua etc. somos muito iguais todos. Acho que o papel mais importante da Copa do Mundo, hoje, é escancarar este fato a clamar por sermos, também politicamente, uma só humanidade. O segundo aspecto é a efetiva Aldeia Global trazida pela atual tecnologia. Não importa onde as coisas aconteçam, iremos poder as acompanhar.

Gostei mesmo de futebol ao redor dos 12 anos...


Thu, 19 Jul 2018 13:28:27 -0300

Maravilhoso testemunha da grandiosidade imperceptível vc continua cada vez melhor de fotógrafo e professor agora como escreve muito bem também cronista belo trabalho!

      sem assinatura

Obrigado.

Na verdade estou em débito com muitos que ajudaram, e muito, a tornar possível tudo aquilo.

Agradeço-vos.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458306.03968.1755