desenho de Mima

Borboletas fora de foco

23/08/16

Qual borboletas desfocadas, conceitos imprecisos, pensamentos inacabados, ideias vagas e muito mais esvoaça pela mente, passa e desaparece ao sabor das vagas da emoção. O endeusamento da razão fascinou o século vinte com a promessa implícita de solucionar todos os males através da ciência e da tecnologia, sem perceber a profusão de problemas por elas trazidos.

Desta percepção, veio uma guinada aos territórios menos racionais, pela valorização do sentimental, do emocional e, por extensão, do místico e do religioso. Falta-me, no entanto, a capacidade para focar os lepidópteros mentais e tornar proveitosos eventuais conceitos ou concluir algum pensamento ou concretizar ideias esboçadas em seu perene borboletear...

Como se passam as coisas na cabeça alheia? Imaginá-las semelhantes ao turbilhão da própria mente seria um parti pris a atentar contra os cânones da própria ciência. O voo tumultuado das mariposas desfocadas - sem nitidez, como saber se são borboletas ou mariposas? - pode não existir em nenhuma outra cabeça.

Face ao desafio indecifrável, jogo o jogo das palavras justapostas e tergiverso: toda maravilhosa diversidade da vida foi "escrita" com a combinação de apenas quatro "letras": adenina, citosina, guanina e timina. Com 26, pelo menos em teoria, seria possível muito mais.

A panapaná fora de foco por certo existe apenas em minha imaginação, é óbvio. Os "grandes homens" devem enxergar com nitidez o alvo a transformá-los em flechas céleres ao sucesso, mas eu não saberia definir "grandes homens", apenas esclarecer estar implícita na locução a inclusão das mulheres, é óbvio. A quem desconhece a palavra panapaná e tem preguiça de a procurar no dicionário, copio: bando de borboletas em migração.

Passa um conceito. Uma ideia logo o segue e deixa incompleto outro pensamento...

lepidópteros: - substantivo masculino plural - Rubrica: entomologia: ordem de insetos holometábolos, com cerca de 140.000 espécies, amplamente distribuídas, que reúne as borboletas e mariposas, cujos adultos apresentam quatro asas providas de escamas, e na maioria das famílias as peças bucais são adaptadas à sucção.  volta

Tue, 23 Aug 2016 17:06:35 -0300

De novo, aprendendo com você... Desta vez, "Borboletas fora de foco..." "adenina, citosina, guanina e timina"...
só mesmo você me apresentar a supra mencionada...
O mundo é mesmo muito grande e generoso....

      sem assinatura

É uma troca.
Aprendi muito, muito mesmo com você.
Em frente entre as nossas borboletas.


Thu, 25 Aug 2016 13:58:52 -0700 (PDT)

acho q as mentes sao todas iguais, ao mesmo tempo q cada uma eh unica
ou seja
panapanah em todas as mentes

      sem assinatura

Adorei a sua resposta. Nós somos assim: todos iguais e ao mesmo tempo únicos.
Parabéns!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457624.00916.73793.1467