ident. Secretaria de Participação - out 1986

retrato de uma carteira funcional de 1986

Da obesidade

13/03/19

— Falta a obesidade! Falta a obesidade e suas consequências, é óbvio!

Policarpo ia e voltava em grandes passadas pelo espaçoso cômodo absorto por seus pensamentos. Cego ao entorno, falava consigo, ora mais alto, ora apenas com grunhidos ininteligíveis e sua exclamação mais veemente era justamente "obesidade!", assim, com um grande ponto de exclamação.

A esta altura, Alceste entrou na sala e o interrompeu: "com quem estás a conversar, Policarpo?" e, vendo o espanto estampado no rosto do companheiro, completou: "volte ao mundo dos mortais e me conte de que se trata, vai."

Policarpo deixou-se cair pesadamente sobre o sofá, respirou fundo e principiou:

— Faltam, à nossa estrutura social, os benefícios da obesidade, é isso!

Alceste não entendeu patavina e provocou: "como assim, quer dizer que agora ser obeso traz benefícios!?"

— Sim e não, percebe? Para o indivíduo, o gordo, é péssimo, evidentemente, mas para o coletivo, para o grupo, para a sociedade sua eliminação em consequência do acumulo de gordura, devido a este próprio acumulo, pode ser extremamente vantajosa.

Definitivamente, Alceste não percebia onde Policarpo queria chegar, mas este prosseguiu sua explanação:

— Forjamos nossa sociedade enaltecendo o acumulo de riqueza. Desde de o berço, treinamos nossos rebentos a querer e querer mais. Estimulamos a posse de bens materiais simbolizados, em última instância, pelo acúmulo de dinheiro. A riqueza e suas extravagâncias se tornou um sonho coletivo.

Alceste arregalou os olhos. Percebia a intempérie no cérebro do companheiro. Policarpo arrematou:

desenho de Sandra Abdalla presenteado a Rafael Kubrusly
desenho de Sandra Abdalla presenteado a Rafael Kubrusly

— Nas nações mais endinheiradas existem indivíduos detentores de fortunas maiores do que a riqueza de muitos países, o que é um absurdo de uma perspectiva coletiva. Na natureza, tais aberrações já teriam sido eliminadas pela própria obesidade.

[continua]

Fri, 15 Mar 2019 15:41:35 -0300

Em primeiro lugar... De onde encontrou esses personagens geniais? Esse tipo de personagem sempre me encantou. Desde quando era pequeno. E acho que este encanto vai me encanar para Sempre. Afinal... esta é a minha praia. E espero que continue nessa balada sempre...

      sem assinatura

O Policarpo e a Alceste? Bem, no mesmo depósito de onde todo ficcionista tira suas personagens, sejam elas uma Julieta, um Tristão ou um Zé Ninguém. Que bom que você gosta, isto muito me alegra. Tentaremos, tentaremos...


Sun, 17 Mar 2019 15:33:49 -0700 (PDT)

falta a obesidade ... tem razao
bjs

      sem assinatura

Não é!?!?!


Sun, 17 Mar 2019 20:13:44 -0300

adorei

      sem assinatura

Que bom!

sua opinião me é preciosa.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458556.09677.1875