(de esporadicidade imprevisível)

Duas décadas

18/08/17

Em vinte anos a roda-gigante da vida altera muita coisa. Leva ao topo o que estava ao rés do chão e vice-versa. Hoje se completam vinte anos do início da publicação destas chamadas crônicas - nem sempre extraídas do cotidiano imediato.

Na segunda-feira, 18 de agosto de 1997, saía aqui a crônica inaugural, "Metrô, sim. Paris, não". Em diversas ocasiões repetimos as peripécias e acasos encadeados na origem desta aventura. Agora não o faremos.

Nestes tempos de redes sociais e intercomunicação muito facilitada por computadores (os smartphones também são computadores!) e uma rede universal a ligar tudo a tudo, o fascínio de publicar textos acessíveis a qualquer um, há duas décadas, se evaporou ante a profusão de informações trocadas e publicadas a cada segundo, sejam em palavras ou imagens e estas a se projetarem, ou não, ao longo do tempo...

Naqueles tempos do segundo mandato de Bill Clinton e da volta de Yasser Arafat a Hebron, da disputa do Deep Blue, um computador, com o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, época do Windows 95, do lançamento do primeiro livro da série, "Harry Potter", de Fernando Henrique no Brasil e Jacques Chirac na França, bem como da morte da princesa de Gales, Diana, no túnel Pont de l'Alma, em Paris, naqueles tempos, quase tudo era muito diferente dos fatos e das coisas atuais.

Sem as redes sociais de agora nem telefones sabidos, a publicação de uma crônica era, em parte, uma oportunidade de contato, de comunicação com outras pessoas, inclusive com desconhecidos. As primeiras cartas (como foram chamados os e-mails, então) demonstram bem o novo mundo que se entreabria com as novas tecnologias a engatinhar...

É óbvio, o aprendiz também mudou neste intervalo e, além da inevitável mudança fisiológica, mudou a perspectiva, bem diferente do alto de mais vinte anos.

Fri, 18 Aug 2017 14:45:23 -0300

que sorte vc na vida!

vou ao rio no feriado de setembro. vamos nos ver?

queria ver o vi também. sera que ele vai estar por ai?

beijao

      sem assinatura

Digo o mesmo: que sorte você na vida!

Claro, vamos sim, conforme for melhor para você.

Vou perguntar ao Vi quais os planos dele.


Sat, 19 Aug 2017 11:55:42 -0300

Parabéns Clode!

      sem assinatura

Muito obrigado!


Wed, 23 Aug 2017 18:25:01 -0700 (PDT)

parabens pelos 20 anos!
bjs

      sem assinatura

Merci.


Tue, 29 Aug 2017 10:01:13 -0300

Ahhh...
Que delícia ler e reler o que vocês escreve por aqui, dando uns toques toques muitos bons pro nosso dia a dia de todos os dias... sempre.
Que sorte a minha, de ter este professor pro perto.

beijinho

      sem assinatura

Merci.
Digo o mesmo e com mais razão...
Muita sorte ter você!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457984.04897.1618