auto-retrato [] Crônica do dia

 

Pois é...

20/02/08

"A vida é mesmo assim, Mercè. As mulheres são todas iguais. Tem os mesmos ingredientes, mas a forma com a qual se apresentam, muda tudo."

Não, não são minhas as palavras entre aspas, vieram de amável leitora ao comentar 'Notícia e repasto'. Ei-las, na íntegra:

"Você sabe que estou trabalhando em um restaurante, né? Outro dia estava montando um prato típico daqui. Minha chefa se queixava que tinha mais trabalho para apresentar o prato, porque se o prato era mais bonito e mais organizado tinha mais saída, quando na verdade, o prato era o mesmo de toda a vida, os ingredientes, o sabor... tudo igual ao que fazia sua avó. Mas se é bonito, mais saída. Então eu falei: A vida é mesmo assim, Mercè. As mulheres são todas iguais. Tem os mesmos ingredientes, mas a forma com a qual se apresentam, muda tudo.:-) Umas tem mais saída que as outras. E rimos."

E eu me rio com um olho e choro com o outro. A lágrima lamenta a cegueira, choro minha incompetência ao não perceber analogia tão escancarada num tema que me é tão caro.

Ah, as pequenas coisas, as bobagens ditas ao acaso capazes de esconder preciosidades, como ostras! Quanto se fala e falou de beleza interior, do eventual blefe das aparências, de belas violas recheadas de pão bolorento e, no momento de decisão, alteia-se outra voz cultivada por milênios, a voz de instintos a clamar pela beleza mais superficial, pelo brilho impecável a atestar uma superfície imaculada. Clama-se por glamour, perfume, atmosfera, pelo irisado evanescente de bolha de sabão e demais temperos e ingredientes portadores do encantamento da ilusão.

Capa da 'New York' replica as últimas fotos de Marilyn Monroe
Capa da 'New York'
replica as últimas fotos
de Marilyn Monroe

Pois é, amiga, você tem toda razão, "as mulheres são todas iguais" e, como você, Ataulfo Alves também, quando entoa: "mulher a gente encontra em toda parte, só não encontra a mulher que a gente tem no coração. Pois é, falaram tanto..."


A carta da leitora, é óbvio, saiu nas cartas dos leitores.
Os versos de Ataulfo são de "Pois é".

 

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriorcarta789 carta790 carta791 carta792

 

2454517.20622.862