de esporadicidade imprevisível

Retratos

20/07/18

A capa da edição do próximo dia 30, da revista norte-americana "Time" confiou, como costume, no poder do rosto humano, um remoto portador de mensagens decifráveis por nós, percebidas e compreendidas há milhões de anos e, para se manter a par das possibilidades inesgotáveis da manipulação digital de imagens, mesclou dois rostos para obter um terceiro, híbrido, estampado assim nas bancas de jornal.

Diante da imagem dos rostos misturados, nossos algoritmos cerebrais, aparentemente, não encontram qualquer dificuldade para decodificar a face híbrida com a costumeira destreza, reagindo, por instinto, aos atributos de ambos os retratados.

miniatura da capa
miniatura da capa

Podemos supor o predomínio de um dos rostos na imagem híbrida. Achar que o queixo, as sobrancelhas, as pálpebras e órbitas oculares lembram mais o Trump ou os olhos serem o próprio Putin. Ver na boca a obra-prima da mistura, nem de um, nem de outro sendo, ao mesmo tempo, dos dois...

Há 36 anos, falávamos deste mesmo assunto em um livrinho: "Antes da invenção da fotografia, a semelhança entre o retrato e o retratado dependia da perícia e sensibilidade do artista e se impunha, assim, como principal critério de julgamento: quanto mais parecido, melhor o retrato. Isso não impedia que alguns pintores, percebendo que a obra sobrevive aos homens, se aventurassem em busca do imponderável que transparece num rosto humano e transcende o próprio modelo. Conta-se que o genial Michelangelo, ao concluir o retrato de uma nobre senhora e ouvi-la sentenciar com desdém: 'Não gosto. Não está parecido', retrucou: 'Madame, daqui a quinhentos anos ninguém mais saberá quem é a senhora!'."

Hoje, ninguém pode saber se em 2518, os dois pitorescos governantes fundidos em um único rosto, para criar um emblemático frontispício de órgão da mídia mundial, ainda serão lembrados.

Fri, 20 Jul 2018 10:59:18 -0300

                                        É isso aí !

                                     Toda razão a você e Michelangelo!

                                     Bjs Brte

Oi, Dedete.

Obrigado, mas apenas repeti o genial Michelangelo.


Tue, 24 Jul 2018 15:08:59 -0700 (PDT)

adoro esse seu retrato
me lembro muito desse rosto, assim mesmo, muito parecido!
parecido com seu rosto agora tbm
o tempo muda e marca, mas tem algo q fica
bjs

      sem assinatura

Os retratos em pauta eram do Putin e do Trump, não o meu!

O retrato de 1966, raríssimo pela ausência de barba (o JB com a desculpa da ditadura me obrigara a raspar o rosto) não se liga aos assunto da crônica.


Sat, 11 Aug 2018 16:24:40 -0300

muito bom

      sem assinatura

Merci.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458320.02953.1762