Frases

Esbarra-se, aqui e ali, com frases que nos atingem em cheio. Ora ferem como picada de vespa, ora são verdadeira luz no nimbo de idéias e pensamentos. Comecei a anotá-las, as que me golpeavam assim, na parede branca, ao lado da cabeceira, por preguiça a princípio e, depois, por gostar de esbarrar com elas, a cada noite, sempre ali. Saí de casa e as frases ficaram. Tempos depois, voltei e a parede fora pintada e as frases resgatadas ao anonimato de jamais terem sido escolhidas.

Desde então, passei anotar confiar mais na memória eletrônica mas os pintores são capazes de vibrar com um jogo de futebol e o computadores, não.

Este arquivo é grande (53KB, 24 páginas comuns, aqui, dividido em 6 blocos) e guarda frases catadas por aí, em diferentes tempos e humores. Está aqui quase como um banco de dados, já que em várias outras páginas estas citações são mencionadas e os vínculos maravilhosos para cá remetem. A vários amigos dei esta seleção e, mais de um comentou algo como: "não foi escrito por você, mas é a sua cara.." Por isso, em vez de copiar cada frase e colocá-la na página pertinente, decidi, apesar do tamanho, deixar tudo. Se você quiser passear por elas, eis um índice dos autores citados. Quem sabe um dia consigo agrupá-las por temas?


Sumário:

bloco 1

Ataulfo Alves
Astrologia
Bíblia
Bukowski

bloco 2

Borges
Buñuel
Castro Alves
Chesterton
Crick
Descartes
Donato
Dostoievski
Einstein

bloco 3

Freud
Galbraith
Garcia Marques
Gibran
Gide
Goethe

bloco 4

Jung
Krisnamurti
McLuhan
Menotti del Picchia
Milorad Pávitch
Morrison
N. Rodrigues

bloco 5

Nietzsche
Paglia
Pessoa
R. Queiroz
Rimbaud
Rosa
Saramago

bloco 6

Schopenhauer
Suassuna
S. Ponte Preta
Tannahill
Truffaut
Von Franz
Wolfe

ALVES (Ataulfo)

"Mulher a gente encontra em toda parte,
só não encontra a mulher que a gente tem no coração."

Ataulfo Alves em "Pois é"

(volta para apelidos)

ASTROLOGIA

"A eclíptica é um grande círculo ao longo do qual o sol aparenta mover-se ao redor da Terra cada ano. O equador celeste é um grande círculo que é a projeção do equador da Terra nos céus. A interseção do equador celeste com a eclíptica, conforme ela vai do sul para o norte do equador, é chamado de Ponto Vernal ou 0o. de Áries. O Ponto Vernal define o começo do zodíaco tropical, também chamado de zodíaco intelectual. O "Ponto Vernal Sideral (SVP) é a longitude tropical de 0o. Áries sideral. Ele foi determinado por pesquisa empírica e pesquisas arqueológicas da Escola de Astrologia Sideral Ocidental Fagen-Bradley. Esse sistema estabeleceu um zodíaco sideral no qual, em um momento histórico, a estrela de Aldebaran estava situada a 15o de Touro. A posição 0o de Áries neste zodíaco era, aproximadamente, a mesma que a do Sol no equinócio de primavera no ano de 221. Sua definição precisa é a seguinte: SVP + 5o 57' 28,64" de Peixes - precessão em longitude - nutação em longitude a partir de JD 2433282,423 UTI (31 de dezembro de 1949 à 20h 09m 07,2s).


The Rosicrucian Ephemeris, (Maison Rosicrucienne - Editeur - France, No. 3217)

BÍBLIA

1.

Porém a serpente disse à mulher: vós de nenhum modo morrereis.

Mas Deus sabe que em qualquer dia que comerdes dele, se abrirão vossos olhos, e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.

Viu pois a mulher que da árvore era bom para comer, e formoso aos olhos, e de aspecto agradável; e tirou do fruto dela e comeu; e deu a seu marido, que também comeu.

E os olhos de ambos se abriram; e tendo conhecido que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram para si cinturas.

(Gênesis, 3, 4-7) tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975.

2.

"Enquanto assim passavam as coisas, sucedeu que, levantando-se Davi de dormir a sesta, pôs-se a passear no terraço do palácio real e viu uma mulher que se estava lavando, defronte de seu palácio e era uma mulher muito formosa."

(II Livro dos Reis, 11,2) tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975.

continua "mulher bonita"

3.

"Palavras do Eclesiastes, filho de Davi, rei de Jerusalém. Vaidade de vaidades, disse o Eclesiastes; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tira o homem de todo trabalho com que se afadiga debaixo do sol?"

(Eclesiastes, 1, 1-3) tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975.

4.

"... e despiu-se dos hábitos de sua viuvez, e lavou o seu corpo, e ungiu-se de preciosos cheiros, e entrelaçou os cabelos da sua cabeça, e pôs uma coifa sobre a cabeça, e vestiu-se com os vestidos de gala, e calçou as suas sandálias, e pôs braceletes e jóias do feitio de açucenas, e arrecadase anéis, ornou-se com todos os seu enfeites. O Senhor aumentou-lhe ainda a gentileza, porque todo esse adorno procedia, não de algum mal desejo, mas de virtude; e por isso o Senhor aumentou-lhe a formosura, a fim de que parecesse aos olhos de todos de incomparável beleza."

(Livro de Judite, 10, 2-4) tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975.

5.

"Conheço as tuas obras, que não és nem frio nem quente; oxalá foras frio ou quente; mas porque és morno, e nem frio nem quente, começar-te-ei a vomitar da minha boca, porque dizes: Sou rico e cheio de bens, de nada tenho falta; e não sabes que és um infeliz, e miserável, e pobre, e cego, e nu."
Apocalipse, de S. João, capítulo 3, versículos 15 a 17

6.

"Porém um certo dia, tendo-se os filhos de Deus apresentado diante do Senhor, encontrou-se também Satanás entre eles. E o Senhor disse-lhe: Donde vens tu? Ele respondeu dizendo: Dei volta pela terra e percorri-a. E o Senhor disse-lhe: Porventura consideraste o meu servo Jó, que não há semelhante a ele na terra, homem sincero e reto, que teme a Deus e que foge do mal?"

(Livro de Jó, 1, 6-8) tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975.

BUKOWSKI

1.

"Eu tinha cinqüenta anos e há quatro não ia pra cama com nenhuma mulher. Não tinha amigas. Olhava pras mulheres nas ruas ou em qualquer lugar que as visse, mas olhava sem desejo e com uma impressão de futilidade. Me masturbava regularmente, mas a idéia da ter relações com uma mulher - mesmo em termos não sexuais - estava além da minha imaginação."

Charles Bukowski, início do primeiro pgf de Mulheres, Brasiliense, tr. Reinaldo Moraes, 1984.

2.

"Abri a porta e saí na varanda. Tinha um gato estranho lá. Uma criatura enorme, um bichano com pelo preto nas costas e olhos amarelos brilhantes. Não teve medo de mim. Veio vindo, ronronando, e ficou roçando na minha perna. Eu era um cara legal, e ele sabia disso. Os animais sabem dessas coisas. Têm instinto. Voltei para dentro e ele me seguiu.

Abri para ele uma lata de atum compacto Star-Kist. Embalado em água de fonte. Peso líquido 190 gramas."

Charles Bukowski, dois últimos pgf de Mulheres, Brasiliense, tr. Reinaldo Moraes, 1984.

[ volta ]

[alto da página] [página inicial][outras frases][aspas]